Obesidade

A obesidade está entre os maiores problemas da população mundial, milhares de pessoas sofrem com problemas decorrentes da obesidade. Se você é uma pessoa obesa ou está ficando, veja muito mais sobre o assunto aqui.

Sintomas

Você sabia que a obesidade tem dois tipos e que em 10 anos aumentou 60% o número de obesos? Isso mesmo, as pessoas estão aumentando de peso e a consequência é a obesidade, além de outras doenças que o excesso de peso pode causar. A obesidade tem dois tipos a obesidade central e a obesidade periférica. Vamos falar sobre os dois tipos para que você possa identificar em qual deles se encaixa:

Obesidade central – é a obesidade, onde a gordura se localiza toda no abdômen, ela geralmente ocorre em homens. Nesse caso as gorduras se acumulam nas vísceras e ao redor delas e pode provocar problemas sérios de saúde, como a diabetes tipo 2, inúmeros tipos de câncer e podem correr risco de morte.

Obesidade periférica – essa é a obesidade mais conhecida das mulheres, pois oferece formato de pêra, onde a gordura se acumula nas coxas e nos quadris. Esse tipo de obesidade pode desencadear problemas na região das pernas, como problemas ortopédicos, trombose, entre outros.

Para saber o tipo de obesidade é preciso fazer o teste de IMC (Índice de Massa Corpórea) que deve ser feito por um profissional.

Causas

As causas da obesidade pode estar ligada a vários fatores, entre eles e o mais importante é o fator genético, por isso é importante ficar atento, pois se a família é peso pesado, provavelmente os riscos de desenvolver obesidade são maiores. O que leva a obesidade é a má alimentação e o sedentarismo, esses são os fatores mais comuns, depois tem os fatores clínicos, que podem ser identificados através de exames por um endocrinologista. O consumo, em excesso, de alimentos gordurosos, como os fast foods, frituras, comidas calóricas e a falta de praticar atividades físicas são as principais causas da obesidade.

Tratamentos

Depois de diagnosticada a obesidade é preciso obter uma nova postura em relação a vida, pois sua rotina deve mudar consideravelmente. Para começar é preciso mudar a alimentação, nesse caso consultar uma nutricionista para que a mesma passe uma dieta de acordo com a sua necessidade e biótipo. Não faça dietas malucas por conta própria, pois elas só prejudicarão o seu organismo. Se for necessário o médico poderá indicar um tipo de medicamento.

Ingerir alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes nas horas certas, não ficar horas sem se alimentar ajuda a perder peso.

Outra dica para emagrecer é a prática de atividades físicas, porém, se você está muito pesado é preciso, primeiro perder alguns quilos, para depois começar com as atividades, pois o excesso de peso pode prejudicar as articulações e você corre o risco de ter que ficar sem caminhar. Portanto vale a dica, aliar uma alimentação saudável e equilibrada às atividades físicas é a melhor saída para quem quer se livrar da obesidade. Mas não adianta às pessoas querer que você emagreça, a vontade deve partir de você. Força de vontade e determinação são fundamentais para tratar a obesidade.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...

Este artigo foi lhe útil? Clique no G+1. É muito importante para nós!