Gonorreia

A gonorreia pode afetar homens e mulheres, e é uma doenças sexualmente transmissível (DST). Se você ainda não sabe o que é gonorreia, precisa se informar imediatamente. Leia o artigo e obtenha todas as informações necessárias.

Sintomas da Gonorreia

A forma mais comum de contrair a gonorreia é através do ato sexual, se um dos parceiros está com a doença o outro será infectado na relação sexual, se não usar preservativo. A bactéria gonocco se desenvolve de maneiras diferentes, como nos olhos, no reto, na traqueia e no aparelho urogenital.  Depois que a bactéria se instala no corpo a pessoa começa a desenvolver certos sintomas que são bem característicos da doença. Locais como vagina, reto e uretra são úmidos e quentes, se tornando o local perfeito para o desenvolvimento da bactéria. Porém é importante salientar que a gonorreia não é transmitida apenas através da ejaculação.

Algumas pessoas que contraem a bactéria podem não apresentar sintomas, por isso é necessário ir sempre ao médico e fazer exames para detectar qualquer problema. Caso a gonorreia não seja tratada ela trará complicações.

Nos homens os sintomas da gonorreia são:

– Hemorragias

– Corrimento na uretra;

– Coceira;

– Erupções;

– Ardência ao urinar;

– Movimentos intestinais dolorosos.

Nas mulheres os sintomas da gonorreia são:

– Corrimento na vagina;

– Ardência ao fazer xixi;

– Dor durante a relação sexual;

– Coceira vaginal;

– Escape de sangue vaginal.

É muito importante procurar o ginecologista e realizar exames de rotina, pois apenas 50% das mulheres apresentam sintomas da doença. Quando uma mulher contrai gonorreia ela costuma se localizar no colo do útero de maneira bem silenciosa, sem mostrar sintomas evidentes. Um dos sintomas mais importantes é o corrimento vaginal que pode auxiliar na hora de dar o diagnóstico clínico.

Nos homens é muito comum, que a gonorreia, entre 5 e 30 dias apresente os sintomas, por isso é importante ficar atento aos mesmos para identificar a doença e começar o tratamento assim que o diagnóstico for feito.

Causas da Gonorreia

A Gonorreia é contraída através do ato sexual, por isso ela é conhecida como uma doença Sexualmente Transmissível. A probabilidade de contrair a gonorreia durante o ato sexual é de 50 a 70%. Quando ocorre uma relação sexual sem o uso de preservativo é muito importante fazer a higiene do órgão genital.  Se a relação sexual, sem camisinha ocorrer mais de uma vez, com a pessoa com a doença, as chances de contrair aumentam entre 90 e 100% de acordo com a exposição ao vírus. Pode ocorrer de estourar o preservativo durante a relação e a pessoa não contrair a doença, mas mesmo assim é importante fazer os exames o mais breve possível.

Tratamento da Gonorreia

As pessoas que contraem gonorreia devem procurar um ginecologista, no caso das mulheres, e os homens devem procurar um Urologista para que o médico possa receitar o medicamento adequado para a doença (antibiótico). A forma de usar os medicamentos pode ser via oral ou injetável. A bactéria geralmente é eliminada do organismo em poucos dias ou em algumas semanas.

No caso de recém-nascidos, que o médico está ciente da doença da mãe durante o pré-natal é preciso colocar medicamento nos olhos do bebe, se mesmo assim a doença ainda persistir será preciso tratar o bebe com o uso de antibióticos.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Loading...

Este artigo foi lhe útil? Clique no G+1. É muito importante para nós!