Lúpus

Lúpus é um distúrbio crônico que afeta em sua grande maioria o sexo feminino, podendo causar uma série de complicações e fatores que afetam a vida em geral dos indivíduos, dado que o sistema imunológico passa a atacar os órgãos internos e prejudicar seus funcionamentos.

Quando não tratada corretamente, a doença afeta geralmente os rins, a pele, a região das articulações, os pulmões, e em casos mais graves, pode afetar inclusive até mesmo o cérebro e o funcionamento do coração.

Ao apresentar sinais de lúpus, principalmente se há a ocorrência de algum caso na família, é absolutamente necessário buscar ajuda médica para que o diagnóstico possa ser realizado corretamente, bem como o tratamento, que irá proporcionar melhor qualidade de vida e gerenciamento adequado dos sintomas.

Lúpus é uma doença de caráter autoimune inflamatória e crônica, e o seu aparecimento está relacionado à produção em excesso dos anticorpos, que, na presença da doença, passam a atacar as próprias células do organismo do indivíduo, ou atacar as proteínas que estão presentes no núcleo das mesmas.

A doença pode se manifestar a nível cutâneo, apresentando os sintomas e a ocorrência dos malefícios apenas na região da pele, e há também a variação do Lúpus Erimatoso Sistêmico, que, no caso, não se limita a uma região e pode atingir vários órgãos internos, prejudicando seu funcionamento.

Sintomas

Os indivíduos que apresentam a doença podem notar o aparecimento de sintomas como as dores frequentes na região das articulações, febre que se dá em torno de 37 e 38 graus, bem como dores de cabeça, dores associadas ao sistema respiratório e o aparecimento de feridas na região da boca.

Também há casos onde os sinais apresentados fazem com que o indivíduo tenha dor ou dificuldade na hora de urinar, o que pode ser advindo de uma inflamação na região dos rins.

Há também os sintomas de inchaço e aparecimento de vermelhidão na área das unhas e ao redor das mesmas, e as manchas vermelhas também podem ocorrer na região do rosto, do colo, do pescoço e dos cotovelos. Em casos onde a doença está em uma fase avançada, é possível que os indivíduos sofram convulsões.

Causas

O lúpus tem suas causas em diversos fatores que envolvem o ambiente e os hábitos de vida que o indivíduo mantém, mas o determinante são os fatores genéticos – é, entretanto, importante notar que a ocorrência de casos de lúpus na família não é determinante para que ocorra o aparecimento da doença.

Atingindo em sua maioria mulheres que estão entre os 15 e os 45 anos, dado que a atuação hormonal nessa faixa de idade é maior, a lúpus, sendo uma doença autoimune, tem suas causas também nos fatores hormonais. Alguns casos de infecções causadas por vírus e o uso de alguns medicamentos também podem ocasionar a doença.

Maus hábitos alimentares que prejudicam o sistema imunológico e a exposição sem proteção adequada ao sol também são fatores que podem contribuir para que a doença se instale no organismo.

Tratamento

É imprescindível que, ao notar a apresentação dos sintomas, o paciente busque acompanhamento médico para que o diagnóstico seja realizado corretamente, pois é necessário identificar a doença para a escolha dos medicamentos adequados.

Atualmente, o tratamento contra lúpus é realizado através da medicação com remédios imunossupressores e anti-inflamatórios, mas também é possível buscar por formas de contenção e alívio do aparecimento dos sintomas por meio de terapias naturais.

Qualquer pessoa que apresente a doença necessita manter uma alimentação rica em nutrientes, bem como uma rotina saudável, pois esses fatores são essenciais para que o organismo consiga se manter equilibrado para combater melhor o aparecimento de sintomas da lúpus.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Loading...

Talvez você se interesse por:

Este artigo foi lhe útil? Clique no G+1. É muito importante para nós!