Infecção urinária

A infecção urinária é um mal que afeta em sua maioria as mulheres, e muitas delas sabem exatamente como reconhecer os sintomas quando eles começam a se fazer presentes no organismo, dado o fato de que são muito característicos e a ocorrência por mais de uma vez se dá em muitas mulheres.

Ela pode se apresentar em qualquer lugar do sistema urinário, pode afetar tanto o trato urinário, como a bexiga, a uretra, e podendo até mesmo chegar nos rins, e seu tipo pode ser caracterizado pelo local onde ela se instala.

A cistite é a infecção urinária que se dá na bexiga, muito comum em mulheres; a uretrite é a que se dá na uretra e a pielonefrite é quando a bactéria consegue alcançar a região dos rins, sendo uma ameaça ao funcionamento dos mesmos e extremamente perigosa.

Ao notar qualquer um dos sintomas que indicam a infecção urinária é extremamente recomendado que o indivíduo busque por atendimento médico para que o diagnóstico possa ser realizado corretamente, bem como o tratamento, que irá depender da região afetada.

Sintomas

A presença de infecção urinária pode ocasionar uma série de sintomas nos indivíduos que dependem da região onde a mesma está instalada. O paciente pode sentir dor e ardência na hora de urinar, a vontade de ir ao banheiro constante, mesmo logo após tendo urinado, bem como uma dor na região pélvica.

Há também os sintomas que envolvem a cor da urina, que pode ser mais escura, o cheiro, que geralmente é mais forte e característico, e pode às vezes ser acompanhada de sangue. A incontinência também é um dos sinais da infecção urinária, além da dor na região retal e da frequência com que o paciente urina.

É importante, ao notar qualquer um dos sintomas, procurar por ajuda médica o mais rápido possível, dado que dependendo do local onde a infecção estiver instalada, o paciente pode sofrer vários tipos de complicações se postergar a busca por um tratamento, incluindo o ataque da região dos rins.

Beber bastante água e realizar a manutenção de uma alimentação saudável pode ser uma das alternativas enquanto se espera por uma consulta com um especialista, mas a automedicação não deve ser realizada, principalmente por ter a possibilidade de mascarar os sintomas, fazendo com que seja muito mais difícil reconhecer a infecção.

Causas

A bactéria E. Coli é a principal causadora das infecções urinárias, sendo transmitida principalmente pelas relações sexuais, e é de maior risco quando as mulheres são sexualmente ativas, dado que a ocorrência das infecções no trato urinário se apresentam majoritariamente no sexo feminino.

As pedras nos rins, as diabetes, a presença de infecções anteriores, bem como o sistema imunológico fraco e a presença de idade avançada e os hormônios da menopausa são fatores que possibilitam a contaminação pela bactéria com maior facilidade.

Tratamento

Os tratamentos para infecção urinária podem ser feitos por meio da administração de antibióticos, e podem apenas ser receitados por um médico especializado que irá avaliar o caso e determinar tanto o tipo de medicação quanto a duração do tratamento.

Para ajudar o paciente a recuperar-se e para que ele possa manter uma vida saudável e prevenir a recorrência das infecções urinárias, é necessário beber muita água para conseguir limpar o trato urinário e livrar-se das bactérias que estão causando a infecção.

Faz-se muito necessário buscar o acompanhamento médico para que a doença possa ser tratada corretamente ao reconhecer o aparecimento dos sinais no organismo, pois, quando avançada, a infecção urinária pode atingir os rins e se tornar extremamente difícil de tratar – podendo até mesmo requerer tratamentos com intervenções cirúrgicas.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Loading...

Talvez você se interesse por:

Este artigo foi lhe útil? Clique no G+1. É muito importante para nós!