Envelhecimento precoce

Algumas pessoas aparentam ser bem mais velhas do que realmente são, trata-se do envelhecimento precoce. Infelizmente essa é uma realidade muito comum para vários indivíduos.

Segundo dermatologistas, o envelhecimento precoce é nada menos que oxidação das nossas células. Essa oxidação acaba prejudicando os níveis de colágeno presente na nossa pele de forma a  desencadear a sua desidratação, o que favorece o surgimento de manchas e rugas antes do tempo.

Segundo os médicos, a maneira mais fácil de prevenir o envelhecimento precoce é utilizando um filtro solar diariamente, além de hidratar a pele com cremes adequados, adotar uma dieta balanceada, rica em  verduras, legumes, frutas e ingerir no mínimo dois litros de água por dia

Sintomas

Os sintomas do envelhecimento são muito claros e perceptíveis, basta que você  observe as mudanças ocorridas no seu corpo, desde manchas, rugas e até os fios de cabelo brancos.

Rugas e marcas de expressão:  A medida em que envelhecemos a nossa pele fica com deficiência de colágeno o que faz com que ela perca a elasticidade e consequentemente surgem as tão temidas rugas.

Pálpebras caídas e bolsas embaixo dos olhos:  a falta horas corretas de sono pode desencadear no aparecimento o inchaço embaixo dos olhos. esse também é um sintoma de envelhecimento precoce.

Cabelos brancos: os fios brancos aparecem quando as células responsáveis pela pigmentação dos fios deixam de produzir cor.  Esse sintoma pode ocorrer devido a fala de vitaminas e minerais  e também devido a pico de stress.

Flacidez da pele:  o modo que o indivíduo começa a envelhecer, a sua pele vai perdendo toda a elasticidade e volume, em consequência aos danos causados nas suas fibras de elastina.

Esses são alguns dos sintomas do envelhecimento,  caso você se identifique com ele porém ainda esteja numa faixa etária muito nova você pode sofrer de  envelhecimento precoce.

Causas

As causas principais que originam o envelhecimento precoce se relacionam a fatores que prejudicam o colágeno e a elastina da pele. São elas:  baixo nível de estrogênio, tabagismo, desidratação, insônia, dieta pobre, stress e muita exposição aos raios solares.

Também é possível que exista um desequilíbrio entre os antioxidantes e os radicais livres. Os antioxidantes devem sempre estar em maior quantidade para neutralizar a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e por muitas doenças.

Além disso o stress também é um dos principais causadores de envelhecimento precoce. A rotina atribulada e cheia de preocupações acaba influenciando intimamente no trabalho do  corpo humano.

O stress pode ser responsável pela perda de cabelo,  aparecimento de rugas e manchas, além de prejudicar a ação dos antioxidantes dentro do nosso corpo.

Tratamentos do envelhecimento precoce
A indústria da estética oferece inúmeros tratamentos  que podem combater o envelhecimento precoce desde hidratações faciais profundas até a aplicação de preenchimento  com substâncias específicas

Carboxiterapia facial: A carboxiterapia é nada menos que o procedimento onde se aplicam um gás na pele com o auxílio de uma fina agulha. Esse gás atóxico  é responsável por melhorar a circulação do local promovendo a estimulação de colágeno de modo a suavizar olheiras e flacidez.

Preenchimento facial: O preenchimento facial tem como objetivo a restauração do volume e do Contorno de regiões específicas do rosto por meio da aplicação de ácido hialurônico.

Hidratação facial: Os tratamentos de hidratação facial são indicados em casos de envelhecimento precoce onde a pele está desnutrida ou o opaca. É  realizada  uma higienização no rosto aliada a esfoliação da pele.

Laser fracionado: Para realização deste procedimento um feixe de luz  é emitido de modo a provocar a evaporação das camadas superficiais da pele. Desse modo as fibras elásticas se contraem  de maneira a estimular a formação de colágeno e consequentemente reduzir rugas cicatrizes ou manchas.

Caso você sofra o problema de envelhecimento precoce, o mais indicado é que você procure um profissional da área para identificar qual é a raiz do problema para que assim possa o tratar.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Loading...

Talvez você se interesse por:

Este artigo foi lhe útil? Clique no G+1. É muito importante para nós!